As atividades físicas têm sido desenvolvidas pelo Projeto AtivaMente, que está presente em 11 unidades e conta com a participação de mais de 300 adolescentes
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), promoveu, nesta quinta-feira (6), em Belo Horizonte, o seminário “O esporte como instrumento para ressignificar trajetórias”. O objetivo do evento foi refletir sobre o papel transformador do esporte na vida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, reconhecendo essa prática como um instrumento de ressignificação, cidadania e construção de novas trajetórias.

O Projeto AtivaMente, atualmente, atende 332 adolescentes em 11 unidades socioeducativas de Minas Gerais, com a missão de propiciar a prática de atividade física, como suporte e orientação na formação dos adolescentes em acautelamento provisório e em cumprimento de medida socioeducativa de internação, nas unidades socioeducativas geridas pela Administração Direta. O projeto é gerido pelo Instituto Avante Social, teve início em novembro de 2024, e o prazo do contrato, estabelecido com a Suase, é de cinco anos.
Diversas atividades esportivas são desenvolvidas com os adolescentes, incluindo não só as convencionais mais conhecidas, como futebol, vôlei, basquete, mas, também, jogos de tabuleiro e saídas das unidades socioeducativas para parques, arenas esportivas e clubes.
A superintendente de Atendimento ao Adolescente, Alice Peixoto, explica a função do esporte no cumprimento das medidas socioeducativas: “Os educadores físicos conseguem, a partir das várias atividades, trabalhar a disciplina, a convivência e a resiliência, entre outras questões importantes. Conseguimos desenvolver habilidades com o corpo e também com a mente, com isso a gente busca desenvolver uma responsabilização e uma reintegração social”.
O projeto é oferecido nas unidades socioeducativas do Horto, Dom Bosco, Sete Lagoas, Uberlândia, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Pirapora, Divinópolis, Ribeirão das Neves, Governador Valadares e Montes Claros.
“A ideia é levar o máximo de esportes possíveis, para atrair cada vez mais adolescentes”, explica o coordenador-geral do Projeto AtivaMente, Luan Siqueira.
Programação
A palestra magna foi feita pela mestra em psicologia, Márcia Francisca de Oliveira Silva, com o tema “A contribuição do esporte na vida de um adolescente como instrumento para ressignificar”.

Em seguida, os participantes tiveram duas mesas de debate, com os temas: “O eixo esporte na medida socioeducativa de internação e internação provisória: práticas, desafios e impactos na trajetória dos adolescentes” e “Eixo Esporte: espaço de implicação e de intervenção no processo de responsabilização do adolescente.”
Ao final, houve a apresentação de uma roda de capoeira com os adolescentes da Casa de Semiliberdade São Luiz e do Centro Socioeducativo Horto, conduzida pelo contramestre Vagner de Souza.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o sistema socioeducativo de Minas Gerais prioriza intervenções que impactam positivamente as vidas dos adolescentes. "Eventos como esse seminário realizado em Belo Horizonte, com palestras e debates sobre o papel do esporte na responsabilização e na construção de trajetórias, são fundamentais para superar desafios", avalia.
Texto: Bernardo Carneiro
Fotos: Tiago Ciccarini
Fotos: Tiago Ciccarini