Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Sistema Socioeducativo realiza seminário sobre práticas esportivas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

As atividades físicas têm sido desenvolvidas pelo Projeto AtivaMente, que está presente em 11 unidades e conta com a participação de mais de 300 adolescentes    
 
 
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), promoveu, nesta quinta-feira (6), em Belo Horizonte, o seminário “O esporte como instrumento para ressignificar trajetórias”. O objetivo do evento foi refletir sobre o papel transformador do esporte na vida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, reconhecendo essa prática como um instrumento de ressignificação, cidadania e construção de novas trajetórias.
 
 
O Projeto AtivaMente, atualmente, atende 332 adolescentes em 11 unidades socioeducativas de Minas Gerais, com a missão de propiciar a prática de atividade física, como suporte e orientação na formação dos adolescentes em acautelamento provisório e em cumprimento de medida socioeducativa de internação, nas unidades socioeducativas geridas pela Administração Direta. O projeto é gerido pelo Instituto Avante Social, teve início em novembro de 2024, e o prazo do contrato, estabelecido com a Suase, é de cinco anos.
 
Diversas atividades esportivas são desenvolvidas com os adolescentes, incluindo não só as convencionais mais conhecidas, como futebol, vôlei, basquete, mas, também, jogos de tabuleiro e saídas das unidades socioeducativas para parques, arenas esportivas e clubes.
 
A superintendente de Atendimento ao Adolescente, Alice Peixoto, explica a função do esporte no cumprimento das medidas socioeducativas: “Os educadores físicos conseguem, a partir das várias atividades, trabalhar a disciplina, a convivência e a resiliência, entre outras questões importantes. Conseguimos desenvolver habilidades com o corpo e também com a mente, com isso a gente busca desenvolver uma responsabilização e uma reintegração social”.
 
O projeto é oferecido nas unidades socioeducativas do Horto, Dom Bosco, Sete Lagoas, Uberlândia, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Pirapora, Divinópolis, Ribeirão das Neves, Governador Valadares e Montes Claros.
 
“A ideia é levar o máximo de esportes possíveis, para atrair cada vez mais adolescentes”, explica o coordenador-geral do Projeto AtivaMente, Luan Siqueira.
 
Programação
 
A palestra magna foi feita pela mestra em psicologia, Márcia Francisca de Oliveira Silva, com o tema “A contribuição do esporte na vida de um adolescente como instrumento para ressignificar”.  
 
 
Em seguida, os participantes tiveram duas mesas de debate, com os temas: “O eixo esporte na medida socioeducativa de internação e internação provisória: práticas, desafios e impactos na trajetória dos adolescentes” e “Eixo Esporte: espaço de implicação e de intervenção no processo de responsabilização do adolescente.”
 
Ao final, houve a apresentação de uma roda de capoeira com os adolescentes da Casa de Semiliberdade São Luiz e do Centro Socioeducativo Horto, conduzida pelo contramestre Vagner de Souza.
 
 
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o sistema socioeducativo de Minas Gerais prioriza intervenções que impactam positivamente as vidas dos adolescentes. "Eventos como esse seminário realizado em Belo Horizonte, com palestras e debates sobre o papel do esporte na responsabilização e na construção de trajetórias, são fundamentais para superar desafios", avalia.
 
 
Texto: Bernardo Carneiro
Fotos: Tiago Ciccarini