O evento tratou sobre os desafios enfrentados por adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo para conquistar espaço no mercado de trabalho
Um dos caminhos para combater a reincidência entre adolescentes e jovens que cumpriram medidas socioeducativas de restrição ou privação de liberdade é possibilitar o acesso ao mercado de trabalho formal. Contudo, na prática, viabilizar esse caminho tem sido um grande desafio enfrentado pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) por meio do programa “Se Liga”, que se dedica a acompanhar os egressos do Sistema Socioeducativo.

A fim de promover reflexão e buscar possíveis soluções para esse contexto, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), por meio da Suase, realizou, na sexta-feira (24), no auditório do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, o seminário 'Juventude e Trabalho: Qualificação Profissional e Projetos de Vida'. O evento contou com a participação da subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle da Silva Cyrillo, que destacou o papel do programa 'Se Liga' na concretização das propostas traçadas durante o período de restrição ou privação de liberdade e reforçou como as discussões do evento estão diretamente relacionadas à reinserção de adolescentes e jovens na sociedade.

“A qualificação profissional e a inserção qualificada e protegida no mercado de trabalho são ferramentas fundamentais para evitar a reincidência e permitir que esses adolescentes e jovens sigam uma trajetória de cidadania e protagonismo, construindo uma nova história e consolidando os resultados esperados pelas políticas de responsabilização do Governo de Minas Gerais”, afirmou Giselle.
Ao longo do evento, os participantes acompanharam palestras e mesas de discussão que abordaram temas como o estigma e o preconceito enfrentados por jovens e adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas ao tentar ingressar no mercado de trabalho, os desafios e perspectivas na construção de projetos de vida e a importância da intersetorialidade na formação para o mercado de trabalho.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, é categórico ao falar: “Qualificação e preparo são as medidas mais eficazes para inserir adolescentes no mercado de trabalho e afastá-los definitivamente do crime. O programa Se Liga é essencial para transformar vidas, abrir caminhos e reduzir a reincidência.”
Texto e fotos: Jaíne Cramer