Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Teófilo Otoni lança Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade e fortalece integração

Iniciativa coloca o município entre os pioneiros do estado a contar com o documento que busca fortalecer as políticas públicas locais
 
O município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, deu um importante passo na prevenção à criminalidade nesta quarta-feira (1/10). O Governo de Minas, por meio da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp MG), promoveu a apresentação do Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade. 
 
 
O plano, que começou a ser construído em junho deste ano a partir da finalização e entrega do Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã na cidade, traz um panorama das diretrizes, ações e metas que guiarão a atuação da prefeitura de Teófilo Otoni na área de Segurança Pública para os próximos 10 anos. A iniciativa marca a conclusão de uma etapa importante do Programa Selo Prevenção Minas e coloca o município entre os pioneiros do estado a contar com um planejamento estruturado para a área.
 
O lançamento é resultado de um processo colaborativo entre o poder público, lideranças locais e a comunidade, com foco na construção de estratégias integradas de prevenção à violência e promoção da cidadania. A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas no território.
 
 
Na oportunidade, também foi anunciada a ampliação das ações de prevenção no município com a implantação dos programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos, voltados à redução de homicídios entre os jovens de 12 a 24 anos e à promoção da resolução pacífica de conflitos nas comunidades. Os programas serão implantados na nova Unidade de Prevenção à Criminalidade no bairro Manoel Pimenta. 
 
 
“A implantação do Fica Vivo! e Mediação de Conflitos em Teófilo Otoni representa um avanço importante no reforço da segurança pública. Além disso, o Plano Municipal coloca o município como um dos pioneiros no estado a ter esse tipo de documento, subsidiando a construção de ações efetivas para os próximos anos. É o compromisso do Governo de Minas Gerais com um estado mais seguro para todos.”, conclui a superintendente de Prevenção Social à Criminalidade, Flávia Mendes. 

Texto: Lara Nassif
Fotos: Divulgação Sejusp