Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Governo anuncia criação de grupos de trabalho para o combate de seis modalidades do crime organizado

O lançamento atendeu a uma determinação do vice-governador e ocorreu durante a Reunião do Conselho de Defesa Social, nesta terça-feira

O combate à atuação do crime organizado em Minas Gerais ganhou um importante reforço na tarde desta terça-feira (15/7), com a criação de seis Grupos de Trabalho, que serão coordenados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A novidade foi anunciada pelo vice-governador Mateus Simões após a reunião do Conselho de Defesa Social, realizada na Plenária do Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa.

O encontro teve a participação do secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Edgard Estevo, que apresentou ao vice-governador, Mateus Simões, os seis Grupos de Trabalho e a linha de atuação que cada um deles irá adotar. Serão eles o GT dos Crimes Financeiros Virtuais, GT dos Combustíveis, GT do Tabaco, GT do Ouro, GT das Bebidas e GT do Tráfico de Drogas. O combate ao contrabando e à venda de produtos falsificados será o principal objetivo dos grupos dos Combustíveis, do Tabaco e das Bebidas. Já o GT do Ouro terá atuação contra a extração ilegal e contrabando do ouro.

Cronograma
O vice-governador abriu o encontro dizendo que espera providências e resultados concretos dos grupos, destacando a importância de que se estabeleça, desde já, um cronograma a ser cumprido pelas equipes, respeitando a natureza do tema de cada um deles. Após o pronunciamento de Mateus Simões, o secretário-adjunto da Sejusp, coronel Estevo, apresentou os números relacionados aos seis tipos de crimes organizados que serão alvo dos Grupos de Trabalho.

O tabaco, o ouro, as bebidas e os combustíveis, segundo o secretário, são os produtos que mais se destacam como alvo de interesse do crime organizado. As quadrilhas agem na falsificação ou no contrabando das mercadorias ou, no caso do ouro, fazem a extração de forma clandestina.

Por fim, os seis Grupos de Trabalho se dividiram, seguindo para salas específicas, para iniciar os debates entre os seus integrantes.

O vice-governador fez questão de percorrer cada uma das seis salas onde os Grupos de Trabalho iniciavam suas articulações, participando ativamente da troca de informações com os participantes. O Conselho de Defesa Social tem a coordenação da Secretaria Geral de Governo. A reunião que tratou do combate ao crime organizado contou com a presença de representantes da Polícia Militar de Minas Geais (PMMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de integrantes de outras pastas ligadas à cada um dos temas.

📄 Telma: Telma Gomes
📸 Fotos: Tiago Ciccarini