O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, e o subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna de Azevedo, participaram de uma reunião bilateral com embaixadores da União Europeia, nesta quinta (25/9), no Palácio Tiradentes. Minas Gerais foi escolhido como destino da missão anual de 2025 da UE, reconhecido como um elo entre Europa e Brasil. A agenda buscou explorar cooperação descentralizada e destacar o potencial do estado em investimentos, gestão pública e políticas estaduais.
Durante a apresentação, a Sejusp MG apresentou à comissão três projetos estratégicos de Minas Gerais com potencial de cooperação com a União Europeia: a Capacitação de Professores para Prevenção à Violência Escolar, o Projeto Mar de Minas, de Combate ao Tráfico de Drogas, e a Rede Estadual de Cibersegurança. Os projetos destacam a busca por cooperação técnica, troca de inteligência e inovação para promover segurança, desenvolvimento e atração de investimentos.
Durante sua fala, o Secretário destacou os resultados das políticas de segurança pública e os avanços na modernização do sistema de Justiça, pontos centrais para um ambiente seguro e propício aos investimentos. "Esta missão da União Europeia em Minas não é um evento protocolar, mas um reconhecimento estratégico de que o nosso estado é um polo de inovação, segurança e governança na América Latina. Estamos mostrando que Minas Gerais é um parceiro global confiável e pronto para cooperações que gerem resultados concretos para nossa população e para os investidores."
Essa reunião de hoje faz parte da agenda que o Governo de Minas estabeleceu com a delegação da UE, composta por 19 representantes máximos das missões internacionais do bloco no Brasil, busca explorar oportunidades de cooperação com Minas Gerais em áreas estratégicas, como economia, turismo, meio ambiente e segurança.
Texto: Ana Paula Drumond Guerra
Fotos: Tiago Ciccarini