Balanço apresentado pelo Governo de Minas destaca redução da criminalidade e investimentos em segurança pública
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, anunciou que transferências estratégicas dentro do sistema prisional estão sendo realizadas para combater o crime organizado. “Conseguimos recambiar um integrante da liderança do Comando Vermelho para Minas, Marcelo Bozó, e ele logo será transferido para uma unidade federal”, afirmou. Greco acrescentou, ainda, que o estado vem trabalhando em um projeto que destinará seis unidades prisionais exclusivamente para presos faccionados de alta periculosidade. “O objetivo é evitar que presos que não sejam ligados às facções sejam ‘batizados’, diminuindo, assim, a adesão ao crime”.

Essas foram algumas das apresentadas durante a coletiva realizada, nesta quarta-feira (16/12), pelo Governo de Minas. O balanço de criminalidade e das ações de segurança evidenciam avanços na redução da criminalidade e no fortalecimento das forças de segurança em todo o estado, entre 2024 e 2025. Os registros foram apresentados pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, no Palácio Tiradentes, da Cidade Administrativa de Minas Gerais.
Atuação positiva
Foram destacados reflexos positivos da atuação integrada das forças de segurança pública como estratégia fundamental para combater e reduzir a criminalidade em Minas Gerais. Estiveram presentes autoridades da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), da Polícia Civil (PCMG), da Polícia Militar (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MG), da Polícia Penal e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Segundo o balanço, nos dez primeiros meses de 2025, os crimes violentos apresentaram queda de 21,2% em comparação ao mesmo período de 2024, passando de 27.503 para 21.663 ocorrências. Os homicídios consumados também registraram redução expressiva, com queda de 23,3%, enquanto os homicídios tentados diminuíram 11,6%, refletindo o impacto direto das estratégias integradas de prevenção e repressão qualificada promovidas pela atual gestão da Sejusp.
Os dados mostram, também, avanços no enfrentamento à violência contra a mulher. As tentativas de feminicídio caíram 26,4% em 2025, e no mesmo ano, os casos de estupro consumado e tentado apresentaram também reduções de 8,4% e 13%, respectivamente. Roubos consumados tiveram queda de 27,9% e as tentativas diminuíram 20,2%. Já os furtos consumados recuaram 4,5% no período analisado.
Operações e investimentos
No campo da inteligência e do combate às facções criminosas, cerca de 2,2 mil operações foram realizadas em 2025, resultando na prisão de 659 foragidos ligados a organizações criminosas e no cumprimento de mais de 23 mil mandados. A atuação integrada foi reforçada com a ampliação do compartilhamento de informações entre as forças de segurança e o fortalecimento do Centro Integrado de Inteligência Cibernética (Ciberint).

O balanço também destaca investimentos destinados às instituições de segurança pública. A Polícia Militar recebeu 3.800 novos policiais, 1.900 viaturas e 2.735 novos armamentos. A Polícia Civil contou com a criação de 51 novas delegacias, o ingresso de 233 policiais civis, além da aquisição de 2.325 armamentos e 132 viaturas. O Corpo de Bombeiros Militar incorporou 293 novos bombeiros, 134 viaturas e mais de 56 mil equipamentos diversos.
A Polícia Penal recebeu mais de R$ 76 milhões destinados à melhoria da infraestrutura prisional; aquisição de equipamentos; armamentos; veículos e tecnologias de cercamento digital. Além disso, foi publicado o edital do novo concurso público, com inscrições abertas até 22 de dezembro e previsão de aplicação da prova objetiva em janeiro de 2026.
Texto: Ana Carolina Costa
Fotos: Tiago Ciccarini