Ação estratégica mobilizou cerca de mil policiais penais e impediu a circulação de diversos materiais ilícitos no sistema penitenciário
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) deflagrou, na última quinta-feira (11), a Operação Sinapse. A iniciativa de caráter estratégico e preventivo teve como objetivo o fortalecimento do controle institucional e o enfrentamento qualificado do crime organizado dentro do sistema prisional, contou com ações simultâneas nos municípios de Patrocínio, Pará de Minas, Formiga, Ribeirão das Neves, Muriaé, Três Corações, Uberlândia, Uberaba Itajubá e Francisco Sá. As ações ocorreram em unidades que abrigam detentos faccionados e indivíduos classificados com alta periculosidade, focando na interrupção de fluxos ilícitos de comunicação, na desarticulação de lideranças internas e no restabelecimento de padrões rigorosos de disciplina e ordem.
A Operação remanejou dez presos considerados de alta periculosidade e ligados à diferentes facções criminosas e resultou na apreensão de diversos materiais ilícitos dentro das unidades prisionais de Minas Gerais. O balanço da operação contabiliza 12 aparelhos celulares, 11 carregadores elétricos, quatro carregadores solares, um relógio smartwatch, quatro microchips de operadoras, quatro armas artesanais (chuços), além de aproximadamente 140 gramas de substância análoga à maconha, cinco gramas de substância análoga à cocaína e cinco gramas de substância análoga ao crack apreendidos. A ação é resultado de um planejamento minucioso, sustentado por levantamentos contínuos de inteligência, e integrou equipes táticas e analíticas para garantir uma resposta rápida, coordenada e tecnicamente fundamentada.

Ao todo, cerca de mil policiais penais dos grupamentos especializados, como o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupo de Escolta Tático Prisional (GETAP), o Grupamento de Operações com Cães (GOC), e o Grupamento de Patrulha Aérea (GEPAER), além de equipes de Inteligência, participaram das buscas, apreensões e transferências, alcançando uma população carcerária aproximada de dois mil presos distribuídos em mais de 12 municípios mineiros.
Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, a operação reforça o compromisso do Estado com a segurança pública. “A Operação Sinapse foi estruturada para cortar conexões criminosas e fortalecer os mecanismos de segurança institucional. É uma ação que reafirma o compromisso permanente do Estado de Minas Gerais com a proteção da sociedade e a defesa da ordem pública”, destacou.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, é imprescindível que exista um maior cuidado dentro do sistema, levando em consideração as movimentações dos indivíduos faccionados. “O que queremos é cortar o fluxo de comunicação destes presos. Por mais que o estado se esforce, muita coisa ilícita entra nas unidades. Então, fazemos essas operações para evitar que eles continuem a ter práticas ilegais mesmo dentro do sistema prisional”, garantiu.

Sejusp na mídia
A Operação Sinapse teve ampla repercussão na imprensa estadual e nacional, com cobertura jornalística pela CNN, Globo, Itatiaia, Estado de Minas, O Tempo, Tribuna de Minas, Hoje em Dia, Record, Jornal da Manhã, Diário de Uberlândia, Portal Impactto, Por Dentro de Minas, Paraíba Mais, Cidade FM e Regionalzão.
Confira links abaixo:
CNN
GLOBO
GLOBO
GLOBO
G1
G1
BHAZ
ITATIAIA
ESTADO DE MINAS
O TEMPO
TRIBUNA DE MINAS
HOJE EM DIA
RECORD
JORNAL DA MANHÃ
DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
PORTAL IMPACTTO
POR DENTRO DE MINAS
PARAÍBA MAIS
CIDADE FM
REGIONALZÃO
Texto: Ana Carolina Costa
Fotos: Divulgação/Sejusp MG