Minas Gerais apresenta diagnóstico inédito sobre segurança pública em parceria com a UFMG
O Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está implementando um novo patamar de gestão baseada em evidências com o detalhado "Diagnóstico da Segurança Pública de Minas Gerais".
Este estudo pioneiro, fruto de uma parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é o mais abrangente e detalhado já realizado em um estado brasileiro. O diagnóstico examinou mais de 10 dimensões estratégicas, incluindo capacidades institucionais e municipais, combate à cibercriminalidade patrimonial, coordenação do sistema de justiça criminal e saúde mental dos agentes de segurança.
Posicionando Minas Gerais como referência na área, o diagnóstico oferece um mapa estratégico para os gestores. Os resultados serão utilizados para modernizar políticas públicas, otimizar recursos, combater a cibercriminalidade de forma eficaz e promover a saúde dos profissionais, consolidando acertos e corrigindo lacunas com rigor metodológico.
O 1º Congresso de Segurança Pública, promovido pela Sejusp, será a etapa fundamental para transformar esses dados em ações práticas, por meio de discussões com as forças de segurança e instituições parceiras.
Assista à integra da entrevista do secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Cel. BM Edgard Estevo da Silva, através do link a seguir:
Texto: Ana Paula Drumond Guerra
Imagens: UFMG e captura de tela da Rádio Itatiaia