Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Sejusp MG realiza seminário sobre criminalidade e prevenção ao terrorismo

O evento, realizado pela Aesp, propôs reflexões e trocas de experiências sobre a atuação do crime organizado no Brasil e no mundo 
 
 
 
 
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) realizou, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), o Seminário "Crime Organizado e sua Similaridade com as Ações e Grupos Terroristas", que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, no auditório da Federação Israelita de Minas Gerais (Fisemg). Estiveram presentes autoridades de segurança pública, agentes de Inteligência, acadêmicos, pesquisadores e representantes de diversos órgãos públicos, a fim de promover um debate aprofundado sobre dinâmicas do crime organizado e suas aproximações com táticas típicas de grupos terroristas. 
 
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, abriu as apresentações com a palestra "Organizações Criminosas", que discutiu métodos de atuação de facções, bem como as formas de enfrentamento adotadas pelas instituições de segurança para combatê-las. Para o secretário, as conversas sobre o assunto são extremamente importantes. "Entender as facções como grupos terroristas é imprescindível para mudar efetivamente a violência que elas promovem", disse. 
 
 
 
 
O subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna de Azevedo, em continuidade às apresentações do primeiro dia de evento, abordou em sua palestra o “Crime Organizado Transnacional: uma perspectiva a partir do Brasil", que discutiu desde o modo como as organizações de crime agem, até seus impactos na política e na vivência de diversas comunidades no Brasil e mundo.  
 
 
 
Todos os palestrantes receberam homenagens e um certificado, que foi entregue pelo diretor-geral da Aesp, Marco Matos. A programação do primeiro dia prosseguiu com apresentações do promotor de Justiça do Rio Grande do Norte, Augusto Carlos Rocha de Lima; do chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Fabrício Oliveira; do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; e do chefe de Departamento Estadual de Operações Especiais da Polícia Civil, delegado Álvaro Homero Huertas dos Santos.  
 
No segundo dia de seminário, as palestras foram realizadas por importantes convidados, como o coronel do Exército Brasileiro e autor do livro “Guerra Irregular”, Alessandro Visacro; pelo major da Polícia Militar, Francis Albert Cotta; e por Leopoldo Lacerda, delegado da Polícia Federal. O encerramento do seminário foi marcado pela palestra de Rafael Zimerman, um dos sobreviventes do Festival Nova, em Israel, que falou sobre a Humanização e os impactos sociais após grandes traumas. 
 
 
 
 
O seminário propôs reflexões e trocas de experiências, especialmente entre as forças de segurança. As conversas estabelecidas pela Sejusp MG sobre a violência e a sua continuidade no dia-a-dia brasileiro demonstram o comprometimento do estado com o combate e a atuação estratégica alinhada das instituições de segurança pública. 
 
Texto: Ascom/Sejusp MG
Fotos: Tiago Ciccarini/Divulgação Ascom Sejusp MG