Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Sejusp MG promove 1º Seminário da Rede Estadual de Incidentes Cibernéticos

Com crescimento dos estelionatos em meio digital, seminário debate como frear a curva ascendente do crime
 
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) e da Subsecretaria de Integração da Segurança Pública (Suint), promove o ‘1º Seminário da Rede Estadual de Incidentes Cibernéticos: Segurança Cibernética e Proteção de Dados’, em Belo Horizonte, entre os dias 8 e 9 de outubro. 
 
O evento visa apresentar o Projeto ‘Rede Estadual de Incidentes Cibernéticos’ e debater soluções para os desafios de segurança cibernética e proteção de dados nos órgãos públicos de Minas Gerais. Participam servidores de áreas como segurança da informação, TI, governança de dados, controle interno e proteção de dados, além de integrantes da Rede e profissionais de TI e segurança.
 
 
O seminário destaca o aumento de 400% nos crimes cibernéticos no Brasil desde 2020, impulsionado pela digitalização durante a pandemia, com cerca de 90% dos estelionatos em Minas Gerais ocorrendo no meio digital. Com especialistas e forças de segurança, busca-se frear essa tendência e fortalecer a proteção de dados.
 
Sobre a relevância do evento, Christian Vianna de Azevedo, subsecretário de Integração da Segurança Pública, afirmou: “Vamos trazer para a população, os setores do governo, do estado, do setor privado e da sociedade civil a importância de maior atenção ao crime cibernético e à segurança cibernética, que migrou rapidamente para o meio digital com golpes, invasões, hackeamento e aliciamento de crianças e adolescentes por redes sociais.” Em seguida, acrescentou: “O objetivo é promover um entendimento global entre todos os atores, para conhecer as ameaças cibernéticas e discutir meios de enfrentá-las.”
 
 
Maik Diego De Paula , coordenador de Planejamento Operacional da Aesp, destacou que um dos objetivos do seminário é difundir a criação da Rede de Incidentes Cibernéticos de Minas Gerais. "Essa iniciativa da Sejusp MG reúne forças de segurança, incluindo Forças Armadas e o setor privado, um dos mais afetados por fraudes e crimes cibernéticos, promovendo integração para formar a Rede.”
 
O diretor-geral da AESP, Marco Aurélio Matos da Costa, ressaltou a importância do evento ao traçar estratégias para combater a ação criminal em ambiente virtual . "O seminário reúne forças de segurança para analisar e implementar medidas contra a criminalidade digital, trazendo especialistas do Brasil e de Minas Gerais para frear a curva ascendente dos crimes, cometidos por centenas de organizações criminosas e grupos não classificados juridicamente, assegurando ações efetivas.”
 
 
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, a segurança cibernética deixou de ser um tema técnico para ser uma questão de segurança pública. "Por isso, este seminário estabelece nosso compromisso de tratar as fraudes digitais com o mesmo rigor dos crimes convencionais, unindo governo, forças de segurança e setor privado para implementar estratégias eficazes”, ressalta.
 
 
 
Temas debatidos durante o seminário
 
Entre os temas debatidos estão: Segurança Digital em Acidentes Cibernéticos e Provas Digitais nas Práticas; Lançamento da Rede Estadual de Incidentes Cibernéticos; Danos dos Crimes Cibernéticos para a Sociedade e como o Setor Público pode se proteger; Aplicações com Inteligência Artificial – IA Generativa; Crimes Cibernéticos: principais formas de prevenção e combate; Resiliência cibernética em organizações públicas: a experiência da Polícia Militar de Minas Gerais; Governança de dados; dentre outros.
 
Texto: Ana Paula Drumond Guerra
Fotos: Victor Laia