Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Seminário da Sejusp MG debate guerras e narrativas e impactos na Segurança Pública

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp MG), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), promove no próximo dia 3 de novembro (segunda-feira), o evento 'Segurança e Defesa – A Guerra de Narrativas e os Impactos na Sociedade'. O encontro visa fomentar discussões estratégicas sobre como as narrativas influenciam percepções sociais, políticas públicas e o combate à desinformação

O seminário é direcionado a profissionais de segurança pública, como policiais civis, militares e federais; agentes de Inteligência e investigação; operadores do direito, incluindo juízes, promotores e advogados; além de acadêmicos, pesquisadores em segurança pública, relações internacionais e ciência política; e representantes de órgãos públicos envolvidos no enfrentamento ao crime organizado e ao terrorismo.

O objetivo principal é explorar as dinâmicas das guerras de narrativas, destacando sua capacidade de moldar opiniões públicas e influenciar decisões em contextos de segurança nacional e internacional. Os debates também abordarão os riscos da manipulação de informações e estratégias para combater a desinformação, fortalecendo assim a resiliência social e institucional.

“A guerra de narrativas não é ficção: ela define quem vence antes mesmo do confronto. Este evento nasce para blindar nossas instituições e nossa sociedade contra a manipulação que ameaça a segurança nacional”, afirma Marco Matos, diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) da Sejusp MG. Já o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, é duro ao dizer: “Em um mundo onde uma mentira viaja mais rápido que a verdade, equipar policiais, juízes e acadêmicos com ferramentas analíticas contra a desinformação é dever de Estado."

Programação
8h – Credenciamento
9h – Abertura Palestrante: Marco Matos – Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).
9h30 – Palestra "Nexo crime-terror e o Hezbollah no Brasil" – Palestrante: Christian Viana de Azevedo – subsecretário de Integração da SEJUSP.
10h40 – Palestra "O custo da incredulidade: operação Trapiche e o terrorismo no Brasil" – Palestrante: Lucas de Morais Gualtieri – Procurador da República – Ministério Público Federal.
14h – Palestra "Mapeando o Extremismo Violento Ideologicamente Motivado no Brasil".
15h10 – Reabertura pelo secretário da Sejusp MG ao major Rafael Rozenszajn.
15h30 – Palestra "A guerra de narrativas" - Palestrante: major Rafael Rozenszajn – Porta-voz das IDF (em português).
17h – Encerramento


Local e inscrições
O encontro será realizado no Auditório da Copasa, localizado na Rua Mar de Espanha, nº 525, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte/MG.
As inscrições devem ser feitas por meio deste link.

Texto: Ana Paula Drumond Guerra
Arte: Felipe Ernane Pereira de Souza