Evento ocorreu entre os dias 10 e 12 de novembro e contou com simulação de ataque em ambiente escolar

Representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) participaram do III Simpósio: Percepção da Ameaça Terrorista, que ocorreu entre segunda-feira (10) e quarta (12), promovido pela Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (FISEMG). Especialistas da Sejusp MG abordaram conceitos sobre terrorismo e prevenção. Uma das palestras, ministrada pelo subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna, tratou sobre o “Financiamento do Terrorismo e a Influência do Hezbollah na América do Sul”. Já Marco Aurélio Matos da Costa, diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), abordou o tema “A contextualização dos agressores ativos escolares no Brasil”.

O encerramento do evento, nesta quarta-feira, deu-se com a realização de uma simulação de ataque em ambiente escolar, intitulado “Agressor Ativo Escolar”, na Escola Theodor Herzl, em um bairro da região centro-sul de Belo Horizonte. A simulação ocorreu neste recinto escolar considerando a logística do Simpósio, organizado pela FISEMG. A iniciativa contou com a participação das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e do Hospital João XXIII.
A ação demonstrou como as forças de segurança, da educação e saúde devem agir durante ataques, e as estratégias de prevenção cabíveis para lidar com situações de risco em ambiente escolar.
Fotos: @rodrigovieirafilmes