Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Sistema Socioeducativo realiza seminário sobre Segurança Socioeducativa e Formação Profissional Continuada

Profissionais buscam equilíbrio entre proteção, intervenção qualificada e promoção de oportunidades que dão sentido ao compromisso institucional

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo e da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), realizou, nesta quinta-feira (4), o III Seminário de Segurança Socioeducativa, cujo tema foi “Segurança Socioeducativa e Formação Profissional Continuada. O evento ocorreu no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte.

O seminário teve início com a palestra “As ações de formação continuada como prática de integração operacional na Sesjusp”, feita pelo coordenador do Núcleo de Capacitação de Municípios e Interagências da Aesp, o policial penal Edson Costa. Na sequência, houve a participação do coronel PM Gilmar Luciano Santos, que proferiu uma palestra sobre “A formação continuada e a garantia dos princípios legais na administração pública”.

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, ressaltou que a terceira edição do seminário de segurança socioeducativa é um marco para os importantes avanços na política de capacitação da Sejusp. “A presença e a participação significativa de profissionais da Suase no evento confirma o engajamento de todos na garantia, cada vez mais eficaz, da segurança socioeducativa”, elogiou a subsecretária, que realizou uma palestra sobre “A formação continuada como instrumento de consolidação da política pública de socioeducação”.

Na programação, houve, ainda, uma mesa de debates com o tema “Da Capacitação à Prática: o papel da formação continuada na segurança preventiva e na qualificação da rotina institucional”, mediada pelo diretor de Segurança Socioeducativa, Welington Carvalho de Jesus; que contou com a participação do coordenador do Núcleo de Capacitação de Municípios e Interagências, Edson Costa; da coordenadora da Escola de Socioeducação, Érika Vinhal; do coordenador de cursos operacionais da Escola Estadual de Socioeducação, Edilson Silva Mascarenhas Filho; e da coordenadora do Setor de Metodologias Inovadoras, Fabiana Gomes Prais.   

Reafirmar a importância estratégica da formação continuada como instrumento central para o fortalecimento da segurança socioeducativa no estado foi o principal objetivo do seminário. Todas as atividades visaram fortalecer a atuação dos profissionais que compõem a comunidade socioeducativa, garantindo preparo técnico, ético e emocional para construir ambientes seguros, estáveis e pedagogicamente orientados, conforme preconizam o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Ao final do evento, agentes socioeducativos que se destacaram em suas funções, neste ano, foram homenageados e receberam um certificado.

Texto: Bernardo Carneiro
Fotos: Divulgação Ascom