Ferramentas de acessibilidade

Notícias

Seminário Internacional de Cibercriminalidade discute técnicas de combate aos crimes cibernéticos

Evento reuniu autoridades da Sejusp, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais e das Polícias Militar, Civil e Federal. 

 

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) promoveu, nesta quinta-feira (04/12), o primeiro dia do Seminário Internacional de Cibercriminalidade e Prova Digital, no Auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento discutiu fundamentos jurídicos e técnicos necessários para o enfrentamento da cibercriminalidade e a efetividade da justiça na proteção de direitos fundamentais dentro da tecnologia. 

Dentre os convidados, o secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, compôs o dispositivo de honra representando o governador Romeu Zema. Além dele, integraram a mesa o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; o presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens; o desembargador Paulo de Tarso Tamburini; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) Adriana Orsini; representando a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; o juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Caldas Fernandes; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do MPMG, promotor de Justiça André Salles Dias Pinto, representando o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; o superintendente Regional Substituto da PF em Minas Gerais, Juner Caldeira Barbosa; o defensor público de Minas Gerais Victor Luiz Silva de Faria, representando a defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o comandante do 41º batalhão da PMMG, tenente-coronel Lucas William Costa; e o coordenador de Sistemas da PCMG, delegado Breno Carvalho.

 

 

O seminário teve início com a palestra “Cibercriminalidade: A Nova Realidade”, ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Paulo de Tarso Tamburini, que discutiu os impactos dos crimes digitais. O evento teve continuidade com a palestra realizada pelo comandante de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, general de divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho, entitulada “Experiências no enfrentamento da ameaça cibernética junto à Justiça Militar Cibernética”, que propôs uma ponderação sobre o cenário cibernético no Brasil.

A programação seguirá na sexta-feira (05/12), com a palestra “Fake News e ataques à democracia: impactos sobre processos eleitorais, jurisprudência recente e papel do Judiciário no enfrentamento da desinformação”, apresentada pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Estela Aranha, além das apresentações da procuradora francesa especializada em crimes cibernéticos, Johanna Brousse, e do controlador-geral da Polícia Francesa e chefe do escritório contra crimes cibernéticos (Office Anti-Cybercriminalité), Nicolas Guidoux. O encerramento solene acontecerá com “Democracia e Cibercriminalidade no Mundo Contemporâneo”, palestra promovida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.

 

Texto: Ana Carolina Costa 

Fotos: Riva Moreira/TJMG