Iniciativas de solidariedade reforçam a participação comunitária na construção coletiva
e estimulam a cidadania em Ribeirão das Neves
e estimulam a cidadania em Ribeirão das Neves
Na tarde desta sexta-feira (1/8), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), por meio do Programa Mediação de Conflitos (PMC), programa vinculado à Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, entregou ao Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, touquinhas de lã confeccionadas pelas mulheres da Oficina de Artesanato Tecendo com Amor, que acontece na Unidade de Prevenção à Criminalidade Veneza (UPC Veneza), em Ribeirão da Neves.

O Programa Mediação de Conflitos é um projeto de prevenção social à violência que atua em territórios com grandes polos de criminalidade. A partir da participação social e de organização comunitária, o programa incentiva o diálogo e possibilita o fortalecimento dos vínculos nas comunidades, combatendo assim ocorrências criminais. “As oficinas são esses espaços de acolhimento, de empoderamento dessas comunidades”, explicou Erika Salgueiro, Gestora da UPC Veneza.
A Oficina de Artesanato foi adicionada ao PMC em março de 2024 e acontece às terças e quartas-feiras, de 14h30 às 17h, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Veneza, sob orientação de Eliete Solto. No projeto, as mulheres participantes aprendem tricô, ponto-cruz e crochê. Segundo Eliete, as mulheres, além de ganharem propósito, aprendem um ofício.

Por meio das atividades, o projeto oferece um ambiente que estimula o aprendizado, o reconhecimento de talentos pessoais e a preparação de novas oportunidades. Para Sinflorosa Pereira da Silva, 65 anos, a Oficina de Artesanato é muito importante e gratificante. “A oficina é uma troca de informação. É uma ajudando a outra, somando uma com a outra”, disse.
O processo de produção das toucas de tricô teve início em maio de 2024 e se encerrou em março deste ano, com cerca de 80 itens produzidos por 20 das 40 mulheres participantes do projeto. A entrega foi realizada pessoalmente pela oficineira e os profissionais da UPC aos pacientes da ala oncológica do Hospital da Baleia, demonstrando o carinho e cuidado que a organização e as participantes tiveram com o projeto.

De acordo com a Gestora Social da UPC Veneza, Sabrina Bressa, os programas de Prevenção à Criminalidade vêm avançando ao promover oficinas como espaços estratégicos de vínculo comunitário. “É muito bonito ver a transformação dessas mulheres e saber que, por meio das trocas e do ofício aprendido, elas podem ajudar outras pessoas”, afirmou.
Os projetos de prevenção desenvolvidos pela UPC Veneza demonstram os impactos positivos das políticas públicas voltadas à inclusão social e à cidadania promovidas pela Sejusp MG. Ao disponibilizar ações educativas e culturais comunitárias, a unidade constrói vínculos sociais mais fortes, e reafirma o compromisso da Secretaria com a valorização da vida e redução da violência.

Texto: Ana Carolina Costa
Fotos: Tiago Ciccarini
Fotos: Tiago Ciccarini